Postagens

Mostrando postagens de 2013

A segunda chegou e... já é hora de relaxar

Imagem
Para relaxar na segundona... Clique aqui -> brincadeira 

banda

Você acredita que o estresse é ruim para você?! [TED talk vídeo]

Você acredita que o estresse é ruim para você?!

Como dizem por aí: "cabeça é tudo!" :)

Estresse, resiliência, crenças, interação social, compaixão, ocitocina etc... Tudo q nós (psicólogos/psiquiatras) estamos carecas de saber resumido brilhantemente nesse TED talk! 

Indicação ótima de uma pessoinha especial :)

Confiram o vídeo que vale super a pena! :)

Kelly McGonigal: Como fazer do estresse um amigoTED videos UpsideOfStress

Gente boa!

Imagem

Arte, criatividade e doenças mentais. Tem a ver?

"A discussão é antiga: será que em pessoas criativas e com dons artísticos há maior incidência de doenças mentais como bipolaridade, depressão e abuso de drogas? Logo de cara já dá para pensar em vários exemplos: Amy Winehouse, Sylvia Plath (foto), Kurt Cobain … Pois pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, analisaram o histórico de quase 1,2 milhão de pacientes e seus familiares e confirmaram essa hipótese.  No ano passado, a equipe já havia mostrado que há uma porcentagem maior de artistas e cientistas em famílias onde o transtorno bipolar e a esquizofrenia estão presentes do que na população em geral." Revista Super interessante. Set/2013.

Leia aqui: Super Interessante reportagem

O que eu sinto ou o que eu penso?! [O segredo passo 2 ;)]

Imagem
Por Angelica Prazeres
www.angelicaprazeres.com.br

"Agora apenas passe os próximos dias prestando atenção no que acontece na sua cabeça quando está em situações que está sentindo uma emoção boa, gostosa, confortável e depois me conta ;)"

*Leia o post acima aqui!

Você conseguiria transformar em palavras e contar o que passa na sua cabeça? 

Não estou falando de contar sua história, defender sua ideologia de vida ou dizer o que ou como você se sente. Coisas importantíssimas por sinal, mas não é bem isso que estou falando...

Eu quero dizer, você saberia verbalizar EXATAMENTE (ou quase exatamente ;)) o que você passou na sua cabeça? 






Para tal, a gente precisa primeiro prestar atenção nesses pensamentos. Pois eles são tão rápidos, tão próprios, tão autorais, tão cheios de si que não é comum darmos algum tipo de atenção a eles em si. 

Damos sim bastante atenção as consequências dos nossos pensamentos, ao famoso sentimento! Ah, esse sim eu sei bem do que se trata. Este sim "me represent…

Um menino tão inteligente e... [Armandinho]

Imagem
Se identificou?
Conhece alguém assim? ;)


Parabéns a todos NÓS PSICÓLOGOS/AS!

Imagem
Hoje é comemorado o DIA DO PSICÓLOGO!
Dia de trabalho e palestras, eventos durante a semana e muito carinho dos nossos clientes :)
Parabéns a todos NÓS PSICÓLOGOS/AS!



Dicas para mudar nosso jeito de pensar - Flávio Gikovate

Imagem
Dicas para mudar nosso jeito de pensar - Flávio Gikovate



Será que sou uma pessoa resiliente?!

Imagem
Texto: Professora Sandra Maia Farias Vasconcelos, Dr.
"Há mais de quarenta anos, a ciência tem-se interrogado sobre o fato de que certas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam presas nas malhas da infelicidade e da angústia que se abateram sobre elas como numa rede engodada. 
Por que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho?
As experiências e estudos feitos têm mostrado algumas explicações científicas sobre esse fato.  A biologia defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz ser mais resistente que outros. A psicologia, por sua vez, dá realce e importância das relações familiares, sobretudo na infância, que construirá nesse individuo a capacidade de suportar certas crises e de superá-las. A sociologi…

Lembrou de Respirar hoje? [Respiração diafragmática]

Imagem
Só para lembrar vocês de respirar... ;)




Converse positivamente com vc mesmo [O segredo passo 1 ;)]

Imagem
Por Angelica Prazeres
www.angelicaprazeres.com.br

Mais pesquisas mostrando a importância dos nossos pensamentos na manutenção da nossa auto-estima (ou vice e versa?!). Leia aqui!
E cá para nós, nossa auto-estima define muita coisa em nossas vidas, né?


Já parou para prestar atenção no que passa na sua cabeça, assim rapidinho, ao se deparar com situações confortáveis, acolhedoras e seguras?

Ou você é do tipo que só se dá conta do que sente? Aquele sentimento bom de "está tão agradável aqui, me sinto tão bem com essas pessoas". 

Pare e preste atenção no que passa de fato na sua cabeça. 

Uma das coisas mais comuns ao conversar com um paciente no consultório é ele dizer que nunca se deu conta que, de fato, pensava coisas nas situações boas e ruins da vida, afinal, "é tudo tão automático". 

Lógico que a gente sabe que pensa e que pensamos muito (!!!), principalmente se estamos em situações mais intensas como apaixonados ou ansiosos.

Mas quando eu pergunto: "Então, fulano, me…

Pesquisa sugere que terapia online funciona tão bem quanto a convencional [Galileu]

Imagem
Pesquisa sugere que terapia online funciona tão bem quanto a convencionalAcesse a reportagem de Murilo Roncolato aqui: Revista Galileu
por Murilo Roncolato
" Pesquisadores na Alemanha e na Suíça avaliaram a potencialidade de sessões psicoterápicas realizadas pela internet com pacientes que apresentavam quadro de depressão. O estudo foi o primeiro a acompanhar o desenvolvimento de um grupo de pessoas aleatórias, parte em consultas presenciais e parte virtuais, porém sujeitas a apenas um método de tratamento, e com durações idênticas. O trabalho concluiu que a eficiência da consulta online não difere significativamente da presencial, mas em longo prazo pode gerar resultados ainda mais duradouros do que os obtidos com o divã.

A pesquisa acompanhou 62 pacientes depressivos e os dividiu em dois grupos que receberam ambos um tratamento de 8 semanas, com sessões de 1 hora, uma vez por semana, por um dos seis psicólogos participantes que fizeram uso de terapia cognitivo-comportamental – m…

Privilégio

Imagem

O que eu não entendo

Imagem
Por Marcus Tranjan

Bom, dessa vez quem escreve não é da área de saúde. 
Muito pelo contrário. Da área de tecnologia. 
Portanto, eu não vim aqui pra explicar, mas pra complicar!

Já vi de muito perto casos de pessoas em crise de pânico ou falando sobre pânico - sejam pacientes, sejam terapeutas. E entendo que o tratamento passa por racionalizar o medo que a pessoa sente e aplicar algumas técnicas para diminuir a ansiedade.  Dizem que é um dos tipos de transtorno que, se tratado corretamente, traz resultados mais rápido. 
Ok... mas como faz se o paciente trouxer um assunto que foge da alçada do terapeuta?  E se o medo desse paciente for realmente racional?  Um pequeno exagero que lhe traz algum prejuízo em seu dia-a-dia... 
Então, a partir da minha ignorância, surge uma pergunta ainda mais importante: Existe diferença na atuação de um terapeuta para Medo Racional x Medo Irracional?
Muitas pessoas que procuram terapia para vencer algum medo, não tem ideia do real perigo que aquela situação proporci…

Mude

Imagem
"Nada é permanente, exceto a mudança."

Heráclito




Seja você mesmo

Imagem
Feliz na busca em ser você mesmo?! ;)





Aprendendo a se sentir tranquilo

Imagem
Aprendendo a se sentir tranquilo e bem com o que você é.

Dificuldades para dormir, estresse e agitação do pensamento podem ser mudados voluntariamente.


Que tal aprender um pouco mais sobre o que pode ajudar?


Mindfulness


Meditação para quem nunca meditou by Flavia Melissa



Bom dia! :)

O que vc faz (fez) com o seu tempo?! O tempo [Mario Quintana]

Imagem
O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado...

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."  Mario Quintana



Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Imagem
Por Carla Giglio
TOC ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo, quantos de vocês já não ouviu falar sobre o transtorno!? Atualmente, sabe-se muito mais sobre o TOC, do que sabiam há poucos anos atrás...talvez “saber” nem seja a expressão mais adequada, mas é certo que a sigla hoje em dia é bem mais conhecida do que há tempos atrás, seja através de conhecidos/familiares, filmes, reportagens, até mesmo como um dos conteúdos nas aulas de psicologia de diversos cursos de graduação.
Repetições, regras, rituais, manias...todos esses são sinônimos pra um dos sintomas principais do TOC. É curioso ver como isso é parte do dia a dia das pessoas (com ou sem transtorno), pois muitas das que já ouviram falar, sempre se identificam de alguma maneira e já se dão o diagnóstico. Provável que pelo fato de ser psicóloga seja um facilitador, pra não dizer um chamariz, para que as pessoas me procurem com seus diagnósticos prontos, mas é provável que isso já tenha acontecido entre alguns de vocês também:
“Sabe, …